Palestras

Nesta página você encontrará as palastras e encontros realizados pelo Emancipa-JOR. As trocas de experiências, debates e aprendizados fazem parte de nosso dia a dia, a cada encontro buscamos refletir sobre as práticas jornalísticas, assim como as diversas formas que podemos contribuir para a construção de um pensamento crítico que favoreça tanto os debates no campo acadêmico, como no ensino do jornalista e nas práticas profissionais.

   

Religiões e fake news: uma mistura explosiva no Brasil contemporâneo, com Profª Drª Magali Cunha.

Realizada no dia 08 de setembro de 2020, com a Profª Drª Magali Cunha, a palestra “Religiões e fake news: uma mistura explosiva no Brasil contemporâneo” trouxe a tona uma discussão extremamente importante para os dias atuais. Buscando compreender por que sites religiosos de notícias e lideranças religiosas se tornaram potenciais propagadores de fake news e desinformação e apresentando o “Coletivo Bereia – Informação e Checagem de Notícias”, uma iniciativa de jornalismo colaborativo para a checagem de notícias em ambientes digitais religiosos.

NARRATIVAS HUMANIZADAS sobre TRABALHADORES DURANTE A PANDEMIA, com Prof Marcos Brogna.

Realizada no dia 18 de setembro de 2020, com a Profª Marcos Brogna, a palestra “Narrativas humanizadas sobre trabalhadores durante a pandemia” mostrou como o jornalismo pode ser mais diverso e mais humanizado, mesmo em períodos adversos. Durante a pandemia Covid 19 diversos trabalhadores não puderam parar as suas atividades, não tiveram escolha. Precisaram sair de casa e manter a “terra girando”. São enfermeiros, ascensoristas, motoristas, entre outros profissionais. O que os une? O local de trabalho, o grupo no qual estão inseridos, as mudanças que transformaram estádios em hospitais, navios em prisões? São narrativas comoventes, desafiadoras, engraçadas, que revelam uma outra face da pandemia. A contribuição das narrativas humanizadas está em ouvir o outro e mostrar uma faceta menos visível em momentos de graves crises.
Rolar para o topo